Quaresma Conta Tudo: “Estive Perto do Sporting, Mas…” ~ News Sport

8 de agosto de 2025

Quaresma Conta Tudo: “Estive Perto do Sporting, Mas…”

 


Ricardo Quaresma revelou, numa entrevista ao podcast Geração 80, que tentou regressar ao Sporting em 2004/05, após uma temporada frustrante no Barcelona. O desejo de voltar “a casa” foi, no entanto, recusado pelos leões, algo que o antigo internacional português admite ainda hoje o ter deixado magoado.

O extremo português, que à época somava apenas 20 anos, confessou que a mudança para o Barça em 2003 — no âmbito do negócio que levou Deco para a Catalunha — foi um passo demasiado grande para um jovem que ainda estava a dar os primeiros passos no futebol sénior.

“Eu não me arrependo de nada do que faço, mas hoje faria de maneira diferente. Era muito novo. Cheguei ao Barcelona a fazer 19 anos, a entrar num balneário com Xavi, Puyol, Luis Enrique, Ronaldinho…”, recordou Quaresma, admitindo que não soube esperar pela sua vez, como Iniesta:

“Achava que estava ao nível deles, mas não estava. Pedi para sair, ninguém do Barcelona me mandou embora”.

“Queria regressar ao Sporting, mas fecharam-me a porta”

Com pouca utilização na Catalunha, Quaresma revelou que tinha propostas para continuar em Espanha, nomeadamente do Valência e do Atlético de Madrid. No entanto, decidiu que queria voltar ao Sporting, o clube que o formou.

“Queria regressar e fiquei magoado com o Sporting, que era a minha casa, o único clube que conhecia. Cresci ali, mas fecharam-me a porta, quiseram contratar outros jogadores e eu fiquei para trás”.

Segundo o próprio, estava disponível para baixar o salário e já tinha manifestado essa abertura aos responsáveis leoninos.

Com a porta de Alvalade fechada, foi o FC Porto a aproveitar a oportunidade, acolhendo Quaresma numa das fases mais marcantes da sua carreira. O jogador admite que muitos sportinguistas podem não ter gostado da sua decisão, mas garante que foi o Sporting quem não o quis de volta.

“Depois, percebi que o FC Porto é diferente. Muitos sportinguistas ficam magoados com isto, mas a verdade é que foi o Sporting que não me quis. Mais tarde, acabou por se confirmar que ir para o FC Porto foi a melhor escolha que podia ter feito”.

A passagem de Quaresma pelo Dragão foi recheada de títulos, protagonismo e momentos de pura magia. Ainda assim, fica a confissão de que, se dependesse apenas da sua vontade, teria voltado a vestir a camisola verde e branca.

0 Comments:

Enviar um comentário