A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma médica endocrinologista que terá receitado milhares de medicamentos antidiabéticos, usados para emagrecimento, a pessoas sem diabetes.
No âmbito da operação “Obélix”, decorreram esta esta quarta-feira buscas no consultório da médica numa clínica do Porto, numa operação liderada pelo DIAP Regional do Porto, confirmou a SIC. Em causa estão suspeita de crimes de burla qualificada e falsidade informática.
Graça Vargas emitiria receitas de medicamentos como Ozempic, Victoza e Trulicity a utentes que queriam emagrecer, fingindo que eram diabéticos, que assim obtinham comparticipação do Estado.
A médica registou prescrições ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que ultrapassam os 9,7 milhões de euros, correspondendo a de mais de 65 mil embalagens destes medicamentos a 1.914 utentes e a 9,4% no valor total de receitas do SNS na farmácia.
Em comunicado, a Polícia Judiciária, adianta "que foram recolhidos fortes indícios da participação de duas médicas, um advogado e uma clínica médica no referido esquema".
A comparticipação do SNS para este tipo de medicação pode atingir os 95% do seu valor se o doente for, de facto, diabético.
Ordem dos médicos abriu processo disciplinar
"Os suspeitos provocaram um prejuízo ao Estado Português que poderá ascender cerca de três milhões de euros, por via do pagamento de taxas de comparticipação, obtidas de forma fraudulenta", aponta a PJ.
As buscas visaram a residência dos suspeitos, um escritório de advogados, um estabelecimento de saúde e a sede de duas empresas, em Albufeira e no Funchal, que tudo leva a crer ser de “fachada”, assim como a gabinetes de contabilidade em Santa Maria da Feira e Lousada.
Foram mobilizados 40 operacionais para a operação “Obélix” que decorreu nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Lousada, Santa Maria da Feira, Albufeira e Funchal.
A detida vai ser presente a primeiro interrogatório judicial esta quinta-feira para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. São também arguidos neste caso mais uma médica, um advogado e uma empresa.






.jpg)
0 Comments:
Enviar um comentário