Tornado mortal em Albufeira mulher famosa é a vítima mortal ~ News Sport

Cookie

16 de novembro de 2025

Tornado mortal em Albufeira mulher famosa é a vítima mortal

Além da vítima mortal, cinco pessoas ficaram feridas no parque de campismo de Albufeira. O tornado, já identificado pelo IPMA, também afetou um empreendimento turístico no município, causando 23 feridos, todos ligeiros

A pessoa que morreu este sábado no parque de campismo em Albufeira, na sequência de um fenómeno de ventos extremos, tinha 85 anos, era britânica e do sexo feminino. A informação foi divulgada em conferência de imprensa por Vítor Vaz Pinto, comandante regional da Proteção Civil do Algarve. Além da vítima mortal, cinco pessoas ficaram feridas no parque.

Os ventos fortes também afetaram um empreendimento turístico no município, causando 23 feridos, todos ligeiros.

No total, o concelho de Albufeira registou 28 feridos, dos quais 26 ligeiros e dois graves. São de nacionalidade portuguesa, espanhola, francesa e britânica e têm idades entre os 6 e os 85 anos, informou a Proteção Civil.

Em declarações à SIC Notícias, Paula Leitão, meteorologista do IPMA, confirmou que foi um tornado que atingiu o parque de campismo de Albufeira. "As nuvens desciam até à superfície, com objetos projetados, e isso era nitidamente um tornado. A forma como os objetos foram arrancados do solo e os que ficaram suspensos no ar, sendo atirados contra as paredes, alguns até cravados nas superfícies, são situações típicas de um tornado."

Outras zonas do Algarve também foram afetadas. Em Silves, duas pessoas ficaram desalojadas e já foram realojadas temporariamente.

À saída do congresso da Liga de Bombeiros Portugueses, o primeiro-ministro lamentou a morte ocorrida na manhã deste sábado em Albufeira. Referiu que ia inteirar-se do que se estava a passar, mas que o dispositivo da Protecção Civil estava em prontidão.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já lamentou a vítima mortal, manifestando solidariedade aos familiares e desejando rápidas melhoras aos feridos.

Entretanto, em comunicado, fonte do Parque de Campismo de Albufeira adiantou que a zona afetada pelo vento forte "permanece isolada e encerrada", tendo o restante recinto sido desocupado, de acordo com as instruções das autoridades.

412 ocorrências no Algarve

Aos jornalistas, o comandante regional da Proteção Civil do Algarve explicou também que o Centro de Coordenação Operacional Nacional ativou o estado de prontidão nacional, devido à passagem da depressão Cláudia, no dia 12, às 14h00.

Desde então, até às 13h30 de hoje, o Algarve registou 412 ocorrências, com 973 operacionais mobilizados, de várias forças, incluindo bombeiros, GNR, PSP e PJ.

Todos os 16 municípios do Algarve registaram ocorrências relacionadas com o fenómeno.

As situações mais graves desde o dia 12 ocorreram em Faro, Albufeira, Lagoa e Silves.


 

0 Comments:

Enviar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();