Luto: Morreu a jornalista TVI ~ News Sport

Cookie

2 de dezembro de 2025

Luto: Morreu a jornalista TVI

Morreu Constança Cunha e Sá, jornalista e comentadora televisiva. A notícia foi avançada pela CNN e confirmada pelo PÚBLICO. Tinha 67 anos e morreu com cancro do pulmão. Estava internada nos cuidados paliativos na instituição Irmãs Hospitaleiras, em Lisboa.

Horas depois de ser conhecida a morte da jornalista, o Presidente da República recordou a "figura singular do jornalismo português, cujo percurso profissional e humano deixa uma memória indelével em todos quantos com ela tiveram o privilégio de trabalhar e de privar". Através de uma nota divulgada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra no Hospital São João a recuperar de uma cirurgia a uma hérnia, homenageou a "mulher de grande carácter, inteligência e rigor, destacou-se pela sua independência de pensamento e por um constante sentido de responsabilidade cívica" e deixou as mais sentidas condolências à família.

Já antes, na rede social X, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, elogiou a mulher "inteligente, culta, frontal, com tanta ironia quanto exigência". "Nela encarnou o escrúpulo jornalístico. Amava a vida em e com todas as contradições. Humana, demasiado humana para o nosso tempo – o tempo da artificial inteligência. Adeus, Constança", lê-se na mensagem do governante.

Também Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal, também fez questão de homenagear a jornalista, recordando que discordavam "tantas vezes" no "conteúdo e até da forma". "Ao mesmo tempo, foi uma das pessoas com quem consegui manter discussões interessantes e construtivas em privado, longe da violência da discussão pública", ressalva. "Uma pessoa intelectualmente estimulante, daquelas raras em qualquer área política", elogia Guimarães Pinto. Na mesma publicação, o liberal partilha as mensagens trocadas com a jornalista, a propósito uma discussão sobre o 25 de Abril e o 25 de Novembro. Na mensagem, Constança Cunha e Sá escrevia que sabia admirar pessoas com as quais discordava. "Só se fosse estúpida ou sectária (o que é a mesma coisa) é que não sabia", continuava a jornalista. "Uma lição de despolarização e respeito", resumiu esta terça-feira Guimarães Pinto.


 

0 Comments:

Enviar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();